11.03.2005

O carnaval são 3 dias....

 carnivale

A série Carnivàle durou pouco tempo.

Ao fim de 24 episódios, a HBO decidiu não renovar o contrato para uma nova saison, apesar dos inúmeros adeptos incondicionais. O que estava em causa eram os elevados custos de produção. Quem vê a série percebe porquê: Retratando os anos 30 americanos e o ambiente da grande depressão, os cenários e a caracterização das personagens são de uma perfeição e fidelidade histórica impressionantes. As personagens vão ao extremo de falar o calão da época.

Um carnivàle é uma trupe de saltimbancos, com carrossel e roda gigante incluída. Deslocam-se em caravanas e incluem personagens castiças e tão diversas como a mulher barbuda, o anão, o homem-forte, a encantadora de serpentes, a leitora de sinas e ... prostitutas.

O tema da série é a luta entre o bem e o mal com algum misticismo à mistura. Em cada geração surge uma personificação do mal e outra do bem, com poderes particulares. Os actores são excelentes com particular destaque para Michael J. Anderson, Clancy Brown e Amy Madigan.
De resto Carnivàle ganhou 5 Emmys em 2004, incluindo o de melhor genérico. O
genérico foi criado pela empresa A52 usando uma técnica conhecida por 2.5 D (porque gera imagens entre 2 e 3 D) e mistura imagens marcantes da história norte-americana da época, com obras de arte famosas e imagens criadas exclusivamente para o genérico. O genérico está disponível para ser visto num excelente site sobre a série (em francês).


A série evolui no tempo e na saison 2 começa a "cozinhar-se" a 2ª guerra mundial- Mussolini e Hitler sobem ao poder e a Europa sofre as consequências disso. No episódio 13 a personagem principal é transportada no tempo para Alamogordo no Novo México, o local onde se deu a primeira explosão de uma arma nuclear em 1945, assistindo ao momento da explosão in situ. O evento ficou conhecido por Trinity e marca o início da era nuclear. A explosão na série é muito realista e fiel do ponto de vista científico. Para quem quiser ver como foi feita, no site oficial da série existe um filme que mostra a sequência, o storyboard, os efeitos especiais e a montagem das imagens (uma parte corresponde a imagens reais da explosão).

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------