11.14.2005

Os Mortos Contam Histórias


romanov
Anastásia (esq.) e Anna Anderson (dir.)


Os dois corpos dos Romanov que estão por encontrar até à data são os de Anastasia e de Alexei. Existem relatos da época que dizem que alguns dos corpos terão sido regados com ácido e queimados. Os assassinos visavam mesmo a destruição por completo da família sem deixar quaisquer traços para serem adorados por seguidores. Com alguma razão de ser pois ainda hoje subsiste um saudosismo do czar.

Cerca de 7 meses a seguir ao massacre dos Romanov surgiu em Berlim uma jovem com traços fisionómicos bastante similares aos de Anastasia. A rapariga tentou suicidar-se atirando-se de uma ponte mas foi salva. Recusou-se sempre a revelar a sua identidade. Confinada a uma instituição psiquiatrica foi baptizada "Fraulein Unbekannt". Mais tarde ela própria escolheu chamar-se Anna Anderson para despistar jornalistas que a perseguiam insistentemente, e nunca respondeu às perguntas sobre a hipótese de ser Anastasia apesar de se comportar como se fosse a filha dos Romanov.

Vários livros foram publicados sobre esta jovem e magotes de gente de ânimo exacerbado tentaram provar ou que era Anastasia ou que era uma impostora. Mais tarde Anna tentou receber dinheiro da herança do czar Nicolau, num processo em tribunal que se arrastou até aos anos 70. A sentença final não lhe foi favorável apesar de ter semelhanças físicas muito grandes com Anastasia, incluindo várias cicatrizes no corpo e deformações num pé.

Anna Anderson morreu em 1984. O seu mtDNA foi analisado recorrendo a tecidos que tinham sido recolhidos numa biopsia em 1979. Verificou-se que Anna Anderson não era Anastasia Romanov. A jovem foi identificada inequivocamente como Franziska Schanzkowska por comparação do DNA com o de um familiar por via materna. Franziska Schanzkowska, uma operária polaca, tinha desaparecido de um hospício em Berlim pouco antes de "Anna Anderson" ter feito a sua aparição na mesma cidade!


referências:


Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------