12.14.2005

Atrai ... Repele...


magneto

O simpático disco acima é um íman de neodímio. Tal como os ímanes normais este também atraí metais, a diferença é que este é extremamente potente. 2 ímanes como o da foto podem partir-se ao embaterem um contra o outro ou partir dedos que encontrem pelo caminho quando se atraem. Qualquer objecto metálico solto que esteja a menos de 50 cm de distância destes magnetos voa literalmente na sua direcção. Sendo extremamente potentes o campo magnético pode dar cabo de tudo o que seja drives de computador, monitores, cartões com banda magnética, relógios, leitores de video e etc... Se procurava o presente ideal para dar a alguém por quem tem um ódio de estimação já encontrou!


diamagneto

Os 2 cilindros acima são feitos de bismuto, um material fortemente diamagnético (repele campos magnéticos). Com estes cilindros e dois pequenos cubos de neodímio é possível fazer experiências caseiras de levitação magnética. Na foto tenta-se atrair os 2 cubos de neodimio entre si ( o segundo cubo está fora da foto), mas um dos cubos tem o caminho obstruído pelos cilindros de bismuto. O resultado final quando se consegue um equilíbrio de forças é a levitação.

Labels: ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------