11.25.2005

Livros de Ciência Pró Natal


Não sabe distinguir os livros de divulgação científica bons dos ruins?

O "the Guardian" dá-lhe uma achega para
os que sairam este ano e no ano passado. Comprei 2 e não me arrependi!
Quer uma opinião mais pessoal: veja os 10 livros selecionados por cientistas e divulgadores de ciência do Reino Unido.

Lista de obras que são marcos importantes na história da ciência (não são de divulgação e podem exigir conhecimentos avançados). Qualquer cientista os deve conhecer, mesmo que não os tenha lido.

Em Português temos a Gradiva (o resto é paisagem, salvo uma colecção ou outra) : Se quer uma lista do que a Gradiva publicou mas não deseja navegar no péssimo site da editora salte para aqui. Recomendo os da colecção Ciência Aberta, são todos um valor seguro.

Desconfie de coisas chamadas "livros de ciência para crianças ou jovens", têm tendência a dirigir-se a públicos com reduzido número de neurónios, o que não é o caso das crianças normais. Um livro de ciência é um livro de ciência e se for bom deve estar escrito de forma a ser percebido por qualquer jovem. Não têm de ter muitos desenhos ou frases curtas para a criança perceber o que lá está.

Não lhe interessam as ciências: O " The Guardian" também tem uma lista dos melhores livros noutras áreas.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------