11.21.2005

Inato Vs. Adquirido

twins
"Identical Twins" - foto de Diane Arbus, 1967.

Num bairro de classe média, uma família típica, com uma vida harmoniosa e sem problemas de maior, tem 2 filhos com 2.5 anos de diferença. Ambos crescem e são educados da mesma forma sendo igualmente amados pelos pais. Frequentam as mesmas escolas públicas e partilham o grupo de amigos. Nenhum deles tem problemas de saúde. Não se lhes conhecem grandes desgostos ou desilusões. Estes 2 rapazes foram meus amigos de infância e meus vizinhos. Ambos abandonaram a escola no 10º ano.

Paulo, o mais novo, é hoje empregado de escritório, casou, tem filhos e leva uma existência semelhante à dos pais. Alexandre, o mais velho, com 18 anos já era toxicodependente profundo embora tenha conseguido esconder esse facto da familia e amigos próximos até aos 20 anos. Simpático e calmo, sempre manifestou o desejo de se curar. Reconheceu sempre que era dependente e que isso era mau para ele. Muitos tratamentos depois, em casa e em clinicas não mudaram nada. Alexandre morre com uma overdose aos 24 anos. Paulo nunca tocou em drogas na vida.

  • 2 gémeos verdadeiros nascidos em 1939 no Ohio foram separados à nascença por falta de condições económicas da família. Ambos os bébes foram adoptados por familias distintas que residiam no estado do Ohio. Cresceram em meios distintos. Só aos 40 anos é que os individuos tiveram conhecimento da existência um do outro, altura em que decidiram encontrar-se. Ao falarem sobre as suas vidas descobriram que existiam semelhanças incríveis: Ambos tiveram animais de estimação com o mesmo nome, ambos adoptaram um filho a que chamaram Larry, ambos gostavam da mesma marca de cerveja, ambos fumavam a mesma marca de tabaco. Casaram-se ambos com mulheres chamadas Linda de quem se divorciaram para casar com uma Betty. Tinham os mesmos hobbys e os mesmos problemas de saúde. Apesar de terem crescido separados estes irmãos tinham personalidades semelhantes.

  • 2 gémeos nascidos em condições semelhantes aos anteriores nasceram em 1943 no Michigan. A família apesar de pobre decidiu ficar com eles. Cresceram no mesmo meio. Eram completamente diferentes em termos de personalidade. Um era extremamente mal comportado, o outro descrito como um anjo. O bem comportado terminou o liceu, combateu no vietname e mais tarde tornou-se padre. O mal comportado desistiu da escola, nunca casou, teve vários problemas com a lei e esteve preso inúmeras vezes. Apesar de terem crescido no mesmo meio estes 2 irmão gémeos interactuavam de maneira diferente com esse mesmo meio. E recebiam respostas diferentes das pessoas que os rodeavam por isso. Isto resultou em diferenças de personalidade perceptíveis.

O genoma não é deterministico. A expressão dos genes é influenciada pelo meio.
O meio influencia 2 pessoas diferentes de maneira diferente. A interação com o meio é influenciada pelo património genético da pessoa.
Portanto parece que ambos os factores - A herança genética e os aspectos comportamentais - são importantes para determinar o que um indíviduo é.

Referencias que incluem este assunto:
-"The Bell Curve", Richard Herrnstein, Charles Murray (Free Press, 1994).
-"The Mismeasure of Man", 2nd ed., Stephen J. Gould (New York: w.w. Norton & Co., 1996).
-
artigo da scientific american, Julho 2005.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------