11.23.2005

Asneiras para crianças II

bichoO enigmático bicho acima - o lemo- parece ser um primata da família dos Lemuridae, que por acaso se chama Lemur. Falta-lhe a cauda e um certo ar de macaco.

bichoArenícola? Cheio de coerência científica, mas mais uma vez muito pouco adequado a uma criança de 3 ou 4 anos. Que tal minhoca ou isco?
A
litorina é um gastrópode costeiro. O nome até está correcto, mas será o mais indicado para uma criança de 3 ou 4 anos saber? Que tal búzio?

bichoÉ certo que um jacaré é ligeiramente diferente dum crocodilo e estes de um aligator. Mas o que está na figura não é claramente um aligator, pois estes têm o focinho curto e arredondado. E o nome - Aligátor - com acento no A. Donde é que isto saiu?

bichoKiwi? Em bom português não será Kivi?

bicho Saltão? Ó meus amigos nunca ouviram falar de gafanhotos e grilos? Parece definitivamente um grilo, excepto a cor.
Bordão de Peregrino? A minha ignorância em relação a este é completa. Nunca ouvi falar nem sei o que seja. Parece vagamente um zangão.

bichoSuricata? Pois a espécie é a Suricata suricata mas o nome comum no nosso país é Mangusto.


bichoEis-nos chegados aos hilariantes nomes para peixes. Está visto que não viram o filme do Nemo. O peixe-palhaço costuma ter mais umas risquitas…
Qualquer amador de aquariofilia vos dirá que aquilo não é um néon (um pequeno peixe translúcido com uma risca central de faiscante néon azul), nem o outro um peixe-anjo, também conhecido por Escalar (um peixe espalmado em forma de losango, com cores bem diferentes das do desenho).

bicho
Por fim deixo-vos o que me fez rir a bandeiras despregadas: O peixe-espada!

Se o seu filho de 3 anos não se fartar de rir com este peixe-espada, o melhor é passar a levá-lo consigo quando for ao mercado comprar peixe. Será um peixe espada-florete ou sabre?

Se virem este livro fujam.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------