11.23.2005

Tetra Pak e Nestlé


As noticias alarmantes que vieram a público ontem dão conta da retirada do mercado de toneladas de leite Nestlé contaminado com ITX, um composto químico usado na tinta de impressão dos pacotes Tetra Pak. A cobertura noticiosa nos media portugueses variou entre o incompetente e o muito incompetente.

Na televisão 2 canais falaram em leite da marca "Nidina". Para que conste: A Nestlé não comercializa em Portugal nada com esse nome. O produto português chama-se NAN. As imagens de reportagem mostravam pacotes italianos chamados "mio". Não se arranjou uma filmagem portuguesa? Bastava ir ao hipermercado mais próximo!

Na imprensa escrita somos brindados com seguinte nome para o composto químico: "Isopropylhioxanthone" (in Jornal Público). Devo dizer que nem em inglês acertaram com o nome... O nome correcto seria Isopropylthioxanthone. Em português Isopropiltioxantona, conhecido pela abreviatura ITX. Um telefonema para um qualquer departamento de química de uma universidade tinha resolvido o problema. O Jornal Expresso também fala no nome "Nidina" e também chapa o mesmo nome do composto errado em inglês! Parece que gostam de se copiar uns aos outros!

Horrível foi ver que a empresa em vez de pedir desculpas mandou um porta-voz dizer que "o composto não era proibido portanto não fazia mal à saúde". Repare-se na falta de relação causa-efeito nesta frase! Também não é proibido pôr ácido sulfúrico dentro de pacotes de leite, mas isso não quer dizer que não faça mal à saúde. Simplesmente ninguém no seu perfeito juizo vai adicionar certos compostos a alimentos embalados. Este porta-voz da Nestlé devia ser posto na rua imediatamente.
Segundo a agência portuguesa de segurança alimentar o composto não é proibido porque nunca foi feita nenhuma avaliação de risco para o ITX. A razão é simples, este composto não é suposto estar misturado com alimentos. As avaliações de risco são feitas para ver se aditivos alimentares podem ser prejudiciais para a saúde. Não faz sentido avaliar o risco em alimentos de uma coisa que serve para pintar pacotes. Simplesmente o ITX não devia estar misturado no leite!


O ITX é um pó amarelo que é utilizado como fotoiniciador de polimerização. Significa que permite começar uma reacção química (de polimerização neste caso) por acção de radiação UV. Neste processo o ITX gera obrigatoriamente radicais livres (muito perigosos para a saúde humana). Uma das aplicações importantes é em impressão offset de embalagens para alimentos. A tinta seca por fotopolimerização quando irradiada por luz UV. Isto evita o uso de tintas com solventes perigosos para a saúde. Durante o processo de impressão deve ter-se atenção a possibilidade de migração de alguns compostos, como o ITX, no suporte de impressão.

A legislação actual diz que: Em embalagens multicamada destinadas a alimentos os limites de migração para compostos não avaliados são 10 ppb. Portanto é mentira que o composto não seja proibido como diz a Nestlé. Aliás foi pôr ser proibido que a fiscalização italiana mandou retirar o leite do mercado. A Tetra Pak que parece estar mais preocupada com o que vende já disse que vai substituir o processo de impressão de embalagens por outro. Já este ano foram feitos testes mutagénicos para o ITX in-vivo e in-vitro por várias empresas que vendem ITX com resultados negativos para mutagenicidade.

referência disponível para download sobre migração de fotoiniciadores em embalagens de alimentos (necessários conhecimentos avançados de química).

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------