4.16.2008

Big Hoaxes

Mais um produto para o arquivo das aldrabices. Há muito que não me divertia tanto com um texto para vender um produto.
Trata-se de um "economizador de combustível" publicitado como permitindo poupar até 20% do consumo de gasolina. Como é maravilhoso permite ainda reduzir drasticamente as emissões de gases e particulas , aumenta a potência do veículo e permite obter maior velocidade. Além disso diz a empresa que o vende " dura para sempre". Ah, e pode ser usado em qualquer tipo de veículo, de tractores a motas. O preço quase nada: 27 €.
Vejamos o texto que descreve o produto escrito em Brasileirês Espanholoso:

"
O Otimizador de Combustível é um produto ecológico formado por dois segmentos magnéticos especiais, fabricados com compostos de última geração, os quais formam uma ressonância magnética que fratura as correntes de hidrocarbonetos, alinhando-as e ionizándolas novamente, de tal maneira que a cada uma delas entre em maior contato com o oxigênio, permitindo desse modo uma melhor combustão, aumentando o rendimento de seu motor, e conseqüentemente gerando uma poupança no consumo de combustível."


.Um "produto ecológico"? Como é que 2 peças de uma liga metálica pintadas podem ser ecológicas se o seu fabrico polui muito e gasta energia em barda?.

. "dois segmentos magnéticos especiais" - quer dizer que são 2 imans!

. " formam uma ressonância magnética" - pergunto-me se será uma RMN (RM nuclear) ou uma RPE (ressonância de spin electrónico)... Adiante... Como qualquer pessoa deve saber as ressonâncias magnéticas são técnicas de detecção ( podendo ou não estar associadas a imagiologia) que permitem fazer diagnósticos clinícos ou analisar composição química de amostras. Uma das razões da sua larga utilização é não alterarem nada na amostra (por isso se usam em medicina!). Ora o que diz na publicidade deste produto é precisamente que a "ressonância magnética" altera quimicamente o combustível e os gases de escape. Por outro lado, a RM não se forma...induz-se.

. " A ressonância magnética fratura a corrente de hidrocarbonetos"- Não não faz tal coisa. A "ressonância magnética" não quebra ligações químicas dos hidrocarbonetos da gasolina.

Portanto se quiserem comprar 2 imans pintados de verde por 27€
aqui fica o link.


A mesma loja online vende um "ionizador para carro" que diz gerar Ozono. É bom que não gere porque o ozono é perigoso podendo causar problemas respiratórios e irritações graves.


Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------