9.07.2005

Nanotecnologias I



As nanociências e as nanotecnologias são o estudo e desenvolvimento de produtos e técnicas à escala do nanómetro ( 1 nanómetro é um bilião de vezes mais pequeno que o metro, ou seja é igual a 10-9 m). Trata-se portanto de coisas que ocorrem à escala molecular e atómica entre 1 e 100 nanómetros (Um glóbulo vermelho por exemplo tem cerca de 7000 nanómetros de diamêtro).
As nanotecnologias estão completamente na berra no mundo da ciência e da tecnologia. A razão é simples: são extremamente promissoras em áreas muito importantes para a economia e o bem estar : ciências da vida, computação e electrónica, revestimentos e novos materiais. E são muito promissoras porque quando se trabalha em escalas tão pequenas os materiais apresentam propriedades químicas, electricas, magnéticas e ópticas bastante diferentes das que têm quando manipulados a escalas maiores e macroscópicas.

Até aos anos 80 do século passado ainda era bastante díficil trabalhar a esta escala. Nessa altura foram desenvolvido métodos (Microscópio de força atómica - que não tem nada a ver com os microscópios convencionais) que permitem "observar" superfícies com uma resolução atómica e transportar átomos e moléculas de um lado para outro nessa mesma superfície. Abriram-se assim as portas para o fabrico de nanomateriais em laboratório.

Outra novidade é que a nanotecnologia é claramente pluridisciplinar, com químicos, físicos, engenheiros, biólogos e gente das life sciences a trabalhar nesta área. Industrialmente ainda se produz muito pouca coisa, com a indústria dos revestimentos em vantagem para já. Mas as aplicações na área da electrónica que vão provavelmente permitir fabricar novos chips estão em franco crescimento, tal como os estudos em torno da saúde humana (nanocápsulas com remédios que atacam os malefícios in situ entre outros).

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------