9.08.2005

Nanotecnologias II


Superficie revestida a nanopartículas de óxido de titânio imagem obtida por microscópia electrónica (
Univ. Cornell)

Algumas das actuais aplicações de vários tipos de nanomateriais:

Nanoparticulas de óxido de titânio - Este óxido é um composto branco que absorve radiação ultravioleta. Esta a ser usado em cosméticos para protecção solar. Quando se misturavam partículas com tamanhos maiores que nano nos protectores solares, o produto não ficava homógeneo depois de espalhado na pele, o que o tornava ineficiente.

Nanotubos- Tubos construídos com carbono (ou outros átomos) com diamêtro de nanómetros e comprimento à escolha. São mais rijos que o diamante, são tão ou mais mais condutores que o cobre. Estão a ser utilizados na construção de ecrãs planos (tecnologia FED), finos como uma folha de papel. Está em estudo a sua utilização em fuselagem de aviões e na indústria automóvel. São promissores em electrónica e para armazenar combustível em células de combustível.

Pontos quânticos (quantum dots)- São nanocristais semi-condutores que emitem luz de várias cores quando irradiados com luz ultravioleta. Esta particularidade permite localizar células ou tipos de actividade biológica, sendo útil em aplicações biomédicas para diagnóstico e tratamento de doenças. Prevê-se a sua utilização em computação quântica quando esta for possível.

nanotubo

Questões éticas e riscos para a saúde das nanopartículas:
O tamanho das nanopartículas é uma das particularidades que as tornam tão atraentes para desenvolver novos produtos, mas também tem riscos associados. Na medicina o desenvolvimento de novos nanoprodutos tira partido do facto de estas partículas terem um tamanho tão pequeno que podem facilmente atravessar paredes celulares para fazerem diagnósticos ou tratarem doenças atacando directamente as células afectadas. Mas ainda não há forma de impedir a sua entrada sem controlo no corpo humano. Se nanoparticulas entrarem no corpo humano de forma descontrolada as consequências podem ser graves. Os estudo sobre os riscos para a saúde humana são ainda muito escassos dado ser uma área da ciência recente com novos produtos a serem desenvolvidos todos os dias. Pela mesma razão ainda não há legislação específica para defender o ambiente e o Homem dos efeitos das nanopartículas.


Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------