10.03.2005

Visões da ciência


Na imagem acima: Cristais de paracetamol em crescimento numa película de solução sobresaturada.

A fotografia acima pertence ao concurso de fotografia científica da BBC- visions of science e escolhi-a por ser particulamente bonita e porque estou com dores de cabeça. No site do concurso existem outras igualmente excelentes.

Explicação para leigos:
Nas soluções sobresaturadas a concentração de soluto é superior à solubilidade, isto é existe lá mais material dissolvido do que a quantidade que o solvente seria capaz de dissolver em condições normais. Para obter este tipo de soluções recorre-se normalmente à manipulação das condições de temperatura e pressão de uma solução saturada. A tendência deste tipo de soluções é voltarem a atingir um equilibrio. No caso acima isso ocorre através da cristalização.
Soluções sobresaturadas correntes são todas as bebidas gaseificadas, desde a cerveja à coca-cola. A tendência destas soluções depois de aberta a garrafa ou lata (manipulação da pressão) é perderem o gás.
O paracetamol é o princípio activo de vários medicamentos para a dor de cabeça. Infelizmente não tenho nenhum à mão!

No mesmo concurso, uma foto que também tem a ver com dores de cabeça, neste caso com a enxaqueca, uma doença mais ou menos crónica:


Representação de um celeiro visto por uma pessoa que sofre de enxaqueca. A enxaqueca provoca várias anomalias visuais ( uma delas é o efeito de aura patente na figura).

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------