11.29.2007

Arquitectura japonesa


A arquitectura japonesa é ligeiramente desarmante para um ocidental. Vejamos um exemplo de esplendoroso apartamento pelos padrões japoneses.

Atente-se na quantidade de estranhos cúbiculos e corredores presente e na forma como se faz o acesso a cada divisão. Há uma divisão central cheia de tatamis e camas enfiadas por baixo de janelas. Os quartos têm sempre uma espécie de antecamaras.



Outro primor mostra-nos como ter uma varanda é de certeza muito importante.

Mas o meu favorito é mesmo o próximo apartamento. Muito bem localizadoe mobilado, junto a uma das principais estações de comboio de Tóquio, um sitio onde é dificil conseguir apartamentos. Tem uma renda mensal barata de cerca de 200 €. Ei-lo:

A mobília resume-se a uma cama e uma mesa mais um lavatório e o apartamento tem 2,9 m2 de área total e não tem janelas. A minha despensa é maior do que isto!
Para tomar banhinho e fazer chi-chi há serviços públicos onde os japoneses se deslocam (pagando claro).

De resto os banhos comuns e nalguns casos as cozinhas também comuns são habituais. Só nos anos 70 é que se começaram a colocar casas de banho em apartamentos. Uma casa de banho dentro do apartamento é um luxo e costuma consistir na "unit bath", uma espécie de monobloco que tem uma banheira, um lavatório e uma sanita agregados uns aos outros e feitos de material rasca como se vê na foto abaixo. Está completamente fora de questão ter 2 pessoas ao mesmo tempo nestes minúsculos WC.

A wikipédia dá-nos uma amostra das estranhas casas de banho de luxo actuais no japão. Incluindo sanitas que lavam as mãos, sanitas que lavam o rabo e restantes genitais e bidets com comando electrónico para pré-aquecimento de assento e massagem.

As dimensões dos apartamentos costumam vir indicadas em unidades tradicionais japonesas como o Jo ou o Tsubo. O Jo é a dimensão de um tatami, que por acaso pode variar ligeiramente de região para região.

As leis para compra de apartamento são tão estranhas como os apartamentos em si. Um japonês com mais de 69 anos não pode comprar casa. Um estrangeiro sem visto de residência permanente também não. Quando se aluga casa dá-se um depósito de 2 meses de renda extra que não é devolvido quando se muda de casa. Este dinheiro é considerado uma prenda para o dono da casa em agradecimento por ele nos ter alugado a casa!



Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------