6.07.2006

Aqui há gato!



Uma interessante
base de dados das espécies píscicolas nacionais está online. O link para a Carta Piscícola Nacional (CPN) chegou-me via ContaNatura. Contém um volume de dados razoável em termos de espécies e de localizações e parece ser da responsabilidade do Ministério da agricultura. Estranho e anómalo é o site ter a indicação de “ acesso restrito”. O estado ainda não percebeu que este tipo de informação é para ser pública.

Apesar de não ter mapas com as coordenadas geográficas, em relação às espécies mostra uma ficha completa com vários dados e uma fotografia que me pareceu cientificamente correcta.

Decidi consultar a CPN para ver o que diz sobre as espécies encontradas no Alqueva.

Foi que me dei conta de que a programação do sitefeita pelas empresas Fluviatilis e Udixite- tinha sido feita às três pancadas. E parece que no ministério ninguém deu conta. As frases:

Mostrar espécie info”; “valido” por válido; “espécies neste localização (sic) são 3 das frases que saltam logo à vista como aberrações programadas por alguém que não fala português. Segue-se a localização apresentada como “Guadiana Guadiana Barragem Alqueva” – para quê 2 vezes a palavra Guadiana. Também bastante estranho é a referência bibliográfica mais citada para todos os peixes que consultei: “Atlas y Libro Rojo de los Peces Continentales de España” – Mau! Querem ver que o levantamento foi feito na bacia do Guadiana mas do lado espanhol...

Consultadas as páginas das 2 empresas que fizeram a base de dados e o site verifico que a fluviatilis é uma empresa com meia-dúzia de empregados que são todos biólogos pelo que deduzo que é responsável pelos conteúdos, que são bons. No site da outra empresa não têm qualquer informação sobre outros trabalhos feitos. Parece um site de uma empresa de vão de escada localizada em Leiden, nem por acaso a cidade de onde é oriundo um “colaborador” da fluviatilis. Isto quer dizer que é uma empresa constituída para fazer este trabalho, sem qualquer experiência prévia? Quem adjudicou o serviço a estes fulanos? Eis senão quando desvendo o mistério. No Alqueva há Gato. Peixe-Gato!


Labels:

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

"... 3 das frases que saltam logo vista como aberrações programadas por alguém que não fala português..."

Esta construção gramatical merecia uma farpa muito sarcástica. Fico-me só por notar a fina e self-referential ironia...

11:08 am  
Blogger A. R. Ray said...

Bem Visto ó Anónimo, é o que faz dormir poucas horas e não ter corrector ortográfico. Vou já pô-lo fino!

9:51 am  

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------