6.08.2006

Captcha

captcha

Captcha é aquele teste muito chato com uns caracteres distorcidos que temos de ler e escrever num campo para poder ter permissão para fazer certas coisas na net, como por exemplo escrever comentários neste blog. O objectivo é saber se somos mesmo uma pessoa ou se somos uma máquina que está programada para enviar spam em grandes quantidades. A ideia subjacente é que uma máquina não pode reconhecer caracteres apresentados como imagem que têm uma distorção e uma variação cromática elevadas que os torna bem diferentes do conjunto de pixeis que o computador identificaria por OCR como letras e números. O computador não tem capacidades cognitivas visuais.

Captcha é um acrónimo de Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart. Trata-se portanto de um controle de acessos através de um teste de Turing inverso. Inverso porque no teste de Turing (descrito num artigo publicado por Turing em 1950 intitulado “computing machinery and intelligence” e disponível para download) era um humano que tentava distinguir se estava a dialogar com uma máquina ou outro humano. O teste de Turing levanta questões profundas do ponto de vista matemático, tecnológico, filosófico e até teológico (As máquinas pensam?)

Ironicamente as letrinhas distorcidas são geradas por computador, embora não possam depois ser reconhecidas por ele. Os algoritmos variam e as implementações também. Uma série de links para implementações em várias linguagens está na Wikipedia. A maior parte são de acesso livre. Ainda não existe é um algoritmo que consiga fazer o inverso. Isto é permitir que uma máquina interprete correctamente os caracteres distorcidos. Obviamente quem conseguir desenvolver um algoritmo destes tem garantido um futuro radioso e uma carteira cheia. As tentativas com mais sucesso até agora são feitas com redes neuronais (um tipo de algoritmo que “aprende” através de exemplos).

Quem não está pelos ajustes com o CAPTCHA são os invisuais e pessoas com daltonismo acentuado que em muitos casos não têm como alternativa um CAPTCHA de audio (o blogger tem-no, mas outros sites não).

Links:

Serviços de CAPTCHA grátis

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------