6.23.2006

Rapé

smokeless tobaco

O rapé, outrora uma moda, caiu em desuso entre nós. Era um tabaco não fumável que se metia no nariz (era snifado) ou noutras versões punha-se na boca junto às gengivas. Depois de algum tempo era retirado e deitado fora. A nicotina era absorvida e passava rapidamente para a corrente sanguínea. A versão para o nariz era composta por tabaco completamente seco ao qual se podiam juntar aromas (mentol, cânfora) ou torná-lo mais doce ou salgado. A manipulação do pH por parte dos fabricantes tinha um efeito directo na velocidade com que a nicotina era absorvida (um pH básico acelerava a absorção da nicotina). A versão para a boca era um tipo de tabaco húmido e pastoso, com pelo menos 45% de humidade. Esta versão não deve ser confundida com o tabaco para mascar que era feito a partir de folhas inteiras de tabaco curadas e pouca ou nenhuma aromatização tinha.

Conhecido em inglês por snuff e nas linguas nórdicas por snus ou snoose (a raiz do nome é a mesma do verbo to sniff) o rapé na versão para a boca continua a ser extremamente popular na escandinávia. Apresenta-se em caixas cilíndricas de plástico e pode ou não vir embalado em doses individuais. A minha primeira experiência com um snus sueco foi com uma dose de qualidade extra strong. O resultado foi que 2 minutos depois estava como se tivesse bebido meia garrafa de vodka puro. Retirado o snus da gengiva consegui recuperar passados uns 15 minutos. Portanto se se quiserem inicar recomendo uma qualidade mild mesmo para fumadores inveterados. Actualmente consumo Ettan light em porções. Existem variedades para todos os gostos do tradicional a aromatizados com café, limão e licores.

A versão sueca apresenta um método de cura do tabaco diferente do tradicional. Foi sujeita a vários estudos epidemiológicos e verifica-se que apresenta uma taxa de incidência de cancro muito baixa. Uma das razões é o facto de não ser fumado portanto não gerar nitrosaminas, alcatrão e outros carcinogéneos presentes em cigarros e não ir nada para os pulmões.
O rapé, com um custo médio por caixa de 2 €, parece ser uma boa alternativa para os fumadores que não querem ou não conseguem deixar o tabaco mas têm de cumprir as leis antitabágicas actuais. No entanto a União Europeia decidiu proibi-lo fora da escandinávia. Uma lei totalmente estúpida com base em proteccionismo descarado a um conjunto de produtos alternativos. Mas graças ao livre comércio online já não temos de apanhar o avião para ir comprar tabaco. Lá em casa estavam fartos, eu ia comprar tabaco e voltava 2 dias depois! Agora compro o meu em buysnus.com (sem pretender fazer propaganda).


0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------