7.10.2006

O Nódoas

noddy
Trata este post de uma popular personagem infantil que dá pela graça de Noddy. Adquirido um livro do dito boneco sob coacção e chantagem insistente e porque os meus ouvidos não aguentavam mais o terrível e infindo pranto do petiz, verifico que Noddy em português só poderá ser traduzido como Nódoas!
O referido livro intitula-se "Nódoas e o arco-íris". Logo na capa, que se apresenta acima, podemos ver um arco-íris com apenas 6 cores, quando a "tradição" e o Sr. Newton dizem que o arco-íris tem 7 cores (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta). Não me referindo sequer ao facto de o arco-íris ser um contínuo de cores e na realidade não se conseguirem individualizar as cores que o compõem sendo portanto uma burrada apresentar um arco-íris que é composto por riscas, analisemos antes a desgraceira que é o interior do livro. O arco-íris aparece sempre representado como um conjunto de 6 riscas coloridas em todas as páginas. Mas numas páginas temos o prazer de ver o vermelho do lado de fora do arco-íris e noutras temos o inverso, com o vermelho a aparecer como a risca mais interna do arco.
Nem vale a pena entrar em detalhes sobre o texto, a tradução ou as ilustrações do livro. Este é certamente o pior livro para crianças que vi nos últimos tempos. Pondero mesmo a hipótese de à sucapa o deitar para o caixote da reciclagem - Abram alas para o Nódoas!

Curioso é observar que existe no mercado um DVD sobre o mesmo cuja capa reproduzo. O título é diferente do do livro e pasme-se alguém teve o cuidado de representar melhor o arco-íris. Este tem de facto um ar mais fiel de espectro da luz vísivel com um contínuo de cores mas os vermelhos e os azuis aparecem no sítio errado ( o correcto seria vermelhos no exterior e azuis/violetas no interior do arco).
noddy

Na realidade, para estarem correctas as cores do arco-íris deveriam estar representado por uma imagem semelhante à seguinte:


noddy


Labels: ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------