9.28.2007

Prémios de Fotografia Científica


Os 5 primeiros prémios de fotografia científica da revista Science de 2007 podem ser vistos aqui.
Os prémios são dados às imagens que melhor conseguirem transmitir conceitos e informação cientifica complexa. O nome oficial do concurso é "International Science and Engineering Visualization Challenge" e os resultados saiem na Science de 28 de Setembro.

A foto acima é uma das vencedoras e mostra o interior do nariz humano. Estão visíveis os septos e os seios paranasais, que são as zonas onde se acumula muco que nos doem quando temos sinusite e alergias. A foto foi tirada num hospital em Hong-Kong recorrendo a tomografia axial computorizada (TAC) e mostra apenas um plano transversal da estrutura 3D obtida.

Labels: ,

9.20.2007

Plugs










Fichas e tomadas modelo A (usado na América do Norte) e F (usado na maioria dos países europeus incluindo Portugal).


Qual a corrente e as fichas/tomadas que se usam no pais para onde você vai viajar?
Se for para o Afganistão a corrente é de 380 V, mas se for fazer um tour no Brasil prepare-se para diferenças de estado para estado pois não existe em standard nacional. E sabia que Israel usa um tipo de fichas que não há em mais nenhum sitio do mundo?
Evite surpresas consulte este site antes de ir. Também contém informação sobre compatibilidade de aparelhos eléctricos em diferentes países, diferenças de voltagem e frequência. Ah, o site é sobre standards mundiais por isso também há lá outras informações. Sabia que nas Seychelles e em mais 73 países se conduz à esquerda?



Filmes de Luz














2 Produtos interessantes de uma empresa italiana de iluminação: Magic Tape e Lightning Stripes.

Em ambos os casos trata-se de filmes muito finos que dão luz. A empresa não especifica qual a tecnologia usada mas diz que não são leds nem neon. Mas avança que se podem cortar os filmes há medida, se podem usar para contornar e revestir objectos, se pode variar a intensidade luminosa e que se podem aplicar em têxteis (deduzindo-se que é lavável). Ambos os produtos precisam de ser ligados à rede com um transformador.

Brincando com o fogo

Uma Tesla Coil (bobine de Tesla, numa tradução livre para português), cujo nome provém do do Sr. Tesla, é um transformador muito simples que pode gerar uma tensão muito elevada, nas calmas 150 kV com um brinquedo caseiro. Podem ter vários formatos e são fáceis de construir mas não aconselho ninguém a entreter-se se tem poucos conhecimentos nesta área pois é bastante perigoso.
Geralmente, entre outras aplicações, são usadas para fazer demonstrações de alta voltagem em museus da ciência, porque incluem um faiscador que provoca efeitos visuais intensos.

Existe uma série de entusiastas que se dedica a brincar com este tipo de coisas. Um dos maiores tarados deve ser o sr. da foto abaixo.
Um australiano de 40 e tal anos que tem um site com milhares de fotos e videos das suas experiencias caseiras com electricidade. O site também tem links interessantes, para quem quiser saber mais sobre electricidade e electrónica. As experiências são certamente das mais criativas que já vi.


Para além das brincadeiras com as tesla coils e com gaiolas de Faraday, o site também inclui explosões e queimaduras em vários materiais causadas por manipulação de corrente electrica (alta e baixa voltagem, pulsos etc..). A secção de electrónica e física contém vários tipos de laser, fluídos ferromagnéticos, levitação magnética e dicas para a construir/ver estes fenomenos através de experiências caseiras.


link do site: TESLADOWNUNDER

Labels:

Direitos do Consumidor

Pesquise online se tem direito a devolução de cauções da EDP.

O FERVE (Fartos d'Estes Recibos VErdes) é um blog onde se fala do uso e abuso de recibos verdes no mercado de trabalho.

9.11.2007

City Lounge St. Gallen


Uma pequena área no centro financeiro de St. Gallen na Suiça foi reabilitada. O projecto escolhido num concurso internacional para a zona foi o da autoria do artq. Carlos Martinez e da artista Pippilotti Rist (mais conhecida pelas instalações video e nascida em St. Gallen).
O resultado é uma agradável área chamada StadtLounge (city lounge)- literalmente uma sala de estar pública, inteiramente coberta de tartan vermelho onde se pode estar sentado ou passear. O projecto foi amplamente premiado.


Qualquer comparação com aquela miserável praça que dá pelo nome de terreiro de paço, mas podia chamar-se torreiro, tal o calor que se apanha na moleirinha quando se atravessa o dito no verão, onde se tem sorte em não se ser atropelado ou cair num dos inúmeros buracos ao atravessar a estrada, e onde o cheiro a mijo (desculpem lá o termo) debaixo das nobres arcadas é constante, é extemporânea. Reabilitem-se para urinóis publicos que a obra deve ser minima....

Por cá discute-se a reabilitação da baixa com ideias de extrema direita à mistura - acabar com as lojas dos chineses na baixa- claro, isso vai resolver todos os problemas da baixa! E que tal acabar com a livre circulação de tias na Baixa?



Mais informações e fotos :
Thomas mayer archts
Archipedia
ficheiro técnico (em alemão)



Labels:

9.07.2007

Cadaver Dogs

Notícias em vários jornais portugueses e ingleses, referem que cães treinados para detectar cadáveres quando colocados no quarto de Madeleine McCann detectaram vestígios da presença de um cadáver.

Estas notícias são tanto mais estranhas quanto pouco exactas. Senão vejamos:
O cadáver da criança, na hipótese de esta estar morta e de ter estado no apartamento, não terá lá permanecido mais que umas horas, ora este tipo de cães é treinado para detectar compostos químicos presentes em cadáveres em decomposição:
- Tipicamente Putresceína, cadaverina e vários VOCs (Volatile organic Compounds) que são gases tipicos emanados em zonas com campas como o dióxido de enxofre, o metano, o benzeno e derivados e hidrocarbonetos de cadeia mais longa.
Estes cães são extremamente eficientes na detecção destes compostos. Mas este tipo de compostos não aparece em mortos com uma horita. É por isso que os "cadaver dogs" são sobretudo usados para descobrir cadáveres que foram enterrados ou ocultados num local, ou que estão numa vasta área de terreno.

Um interessante paper publicado no Journal of Forensic Sciences (uma das revistas que interessa para esta temática) fala sobre os compostos mais comuns encontrados em cadáveres. Noutro artigo da Forensic Science International, é feita uma análise cromatográfica a 2 cadáveres gregos com 4-5 semanas, encontrando-se cerca de 80 compostos voláteis. O artigo conclui que os corpos apresentavam sinais de envenenamento.

Mas um corpo com apenas horas e sob condições de temperatura baixa (em Maio as temperaturas não foram altas no Algarve) dificilmente apresenta estes odores. Sobretudo a sua detecção numa casa depois de terem estado umas dezenas de pessoas a entrar e sair de lá, com alguns policias a usarem outros produtos químicos para detectar outro tipo de pistas e passados alguns dias (os ditos cães não foram usados no próprio dia).

Parece que os jornais é que estão em processo de putrefacção...

9.06.2007

Actualizações

Review de tudo o que aconteceu enquanto estive a banhos:

- Bergman perdeu um jogo de Xadrez.
- Antonioni was blown up.
- Acabou-se a boémia para o GRANDE vulto Pavarotti.
- Prado Coelho, outro Grande vulto, com um ego ainda maior e paleio mais oco que Derrida, desceu à terra.
- Max Roach deixou de bater.
- O Carefour deixou de estar numa "encruzilhada" em Portugal e "continentalizou-se". Uma corrida ao Carrefour local ontem revelou que os meus maus hábitos vão ter de extinguir-se de imediato por via da míngua. Salsichão de Auverne- já não há. Confit de Canard- Já não há. Pão fatiado xpto- deixaram de fazer. Tropicana de laranjas sanguíneas- Nem vê-lo. Funcho e aipo- miragens. Impossível fazer stocks dos produtos anteriores. Ainda deu para açambarcar os fantásticos sumos 100%, mas quando se acabar o stock destes e de Iogurtes e queijos decentes acho que vamos emagrecer lá em casa. Algumas secções já tem produtos em "saldo" e nalgumas prateleiras já há produtos vagamente piolhosos.
- Ikea continua a expandir os seus tentáculos e é local de romaria do povo.
- Mr. Manchester Hacienda closes down.
- A oposição ao governo continua a chafurdar, alguns ministros também.
-Ainda se fala do caso McCann em que nada se descobriu mas rios de dinheiro foram gastos em mau jornalismo , má investigação e publicidade ineficiente.
- Saramago continua a mostrar sinais de avançada demência e há gente que lhe dá atenção em vez de o levar ao médico.
-Não admira que sejam conterrâneos: Berardo continua a atirar bujardas. Alberto João também.
- Paulo Teixeira Pinto abandona aquelas 2 seitas, o BCP e a OD, e passa a dedicar-se ao design de óculos... Não tarda nada é vê-lo pela Bica a fumar um charro. Nem falemos daquele software que não consegue contar votos!
- Fosset makes the ultimate trip. A mais radical de todas...
- Nelson Évora ganha ouro mundial do triplo e revela que ou treina em Espanha ou se ficar cá é obrigado a treinar sem condições minimas. O governo prefere continuar a gastar milhões em estádio de futebol que estão às moscas a maior parte do ano e não investe um tusto nas outras modalidades. Portugal alguma vez ganhou alguma coisa nessa modalidade o futebol? Parece que a única vez foi em 66 e não foi grande coisa. Que tal investirem em modalidades onde ganhamos alguma coisa?


resumindo por cá tudo na mesma e no mundo uma série de gente do mundo artístico decidiu deixar-nos.

9.05.2007

Extremo

Não são geneticamente modificados mas parecem:


1- Etienne Dumont - jornalista e crítico suiço da Tribune de Géneve, tem o corpo todo tatuado com cores vivas e vários implantes de silicone e piercings, incluindo um par de cornos e rodelas de 70 mm nas orelhas. Em entrevista, diz sentir-se bem com a sua imagem excêntrica e revela não ter familia, o que se percebe facilmente. É assim porque quer e gosta. A propósito, os seus textos são tão excêntricos como a criatura e recomendam-se (um recente).


2- Elaine Davidson - Com direito a entrada no Guiness book e na wikipedia é considerada a mulher com mais piercings do mundo-cerca de 4200. Só nos orgãos genitais tem mais de 500. Esta brasileira tem um restaurante em Edinburgo e diz que faz piercings porque gosta de sentir dor. Também se exibe em shows de tatuagens e piercings.



3-Lucky Diamond Rich- Record no Guiness como o homem mais tatuado do mundo, este australiano vive de exibições em certames e actua em circos. Tem toda a superficie do corpo pintada de azul escuro. Diz que tatuar o corpo o ajudou a lidar com as emoções e que toda a sua vida foi dor, por isso a dor de ser tatuado não trouxe nada de novo. Um pequeno filme.

4- Jocelyn Wildenstein- depois de casar com um sr. podre de rico, ambos passaram a levar uma vida extravagante com gastos superiores a 1 milhão de doláres mensais. Conhecida por catwoman depois de inúmeras plásticas que a deixaram muito pior que o Jackson e a Lili Caneças juntos, também é conhecida como a "scariest celebrity in USA". O antes e o depois pode ser visto aqui. Acreditem mete medo!


5- Erik Sprague, o Homem lagarto; Dennis Avner, o Homem gato; e Kala Kaiwi- 3 cavalheiros do mesmo estilo. Lingua bifurcada, implantes subcutaneos e grandes tatuagens. O homem lagarto, tal como o homem gato ambicionam tornar-se animais e são freaks profissionais vivendo de exibições. Apregoa a transformação do corpo. Kala, na foto, tem um atelier de "transformação do corpo" no Hawai.

6- Pauly unstopabble- Mais um masoquista tarado ainda por cima anarquista contestatário. Cortou as orelhas para ficarem em bico. Cortou a cara para ter gigantescas e grotescas cicatrizes. Tem umas narinas modificadas que mais parecem turbinas de 707. Também tatuou e golpeou o pénis . Página pessoal.

7- Stelarc- Um performer e investigador que mistura robotica com o seu corpo, caminhando para um futuro de cyborg. Costuma pendurar o corpo perfurando-o com ganchos metálicos e controlar à distância elementos robóticos de executam acções no seu corpo- obrigar à contracção de músculos ou movimento de membros. Implantou num dos braços células cultivadas que farão crescer uma orelha. Largamente premiado no mundo das artes e também no mundo académico encontra-se na fronteira do experimentalismo.

Laces


33 formas de pôr atacadores em sapatos.
As minhas favoritas são todas as que permitem não ter de amarrar os sapatos...Tal como a que se vê acima- Ideal para crianças e deficientes



http://www.shoe-lacing.com/shoelace/lacingmethods.htm


Labels:

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------