10.31.2007

Jogar à Sueca



O IKEA ("A" IKEA parece-me uma aberração), esse mago do design descartável para pobrezinhos que já tem mais uma loja em Portugal começa a sofrer do mal de todas as empresas de grande dimensão. Apesar da mão de ferro com que a familia do proprietário gere o negócio, passando o dinheiro por uma fundação que aparente não é nada benemérita, a imagem de marca que se pretende homogénea internacionalmente começa a mostrar pequenas nuances heterógeneas e não vêm por bem.

Recentemente adquiri lá uns módulos para fazer umas estantes lá em casa. A ferramenta de planeamento de estantes online não existe no site IKEA.pt , mas indo ao site belga podemos usar uma útil ferramenta de planeamento online para as linhas BESTA, BILLY, LACK, IVAR e etc... Permite escolher módulos, cor e configuração e no fim calcula o preço total e lista todos os componentes podendo imprimir-se todos os bonecos e listas. Vá-se lá saber porque é que não existe no site português? (os próprios empregados do IKEA que trabalham na secção de estantes não sabiam que nos sites de outros países existe este software...).

De seguida tentei comprar uma torre BENNO para cds com a mesma cor da estante (velatura preto/castanho). Resultado: tive de comprar preto brilhante porque não há da outra cor. Uma saltada ao site IKEA.jp, mostra que no Japão o acabamento que eu queria é popular e está disponível!

E será mesmo preciso irmos às lojas deles sempre que precisamos dos catálogos detalhados para cada linha de móveis (os que vêm em papel craft com todas as dimensões). Não... Basta irmos ao site IKEA dos Emirados Árabes Unidos e fazer o download em buying guides.
E se perdermos o folheto com as instruções de montagem? Vamos ao site IKEA dos estados unidos e fazemos o download que estão lá todos. Pois, mas no português não há? Será que os portugueses não perdem folhetos....

3 perguntas na secção de colchões permitem concluir que os malditos empregados em part-time que eles lá têm não sabem da poda:
- Que tratamento anticorrosão têm as molas dos colchões? não sabem
- Que tratamento antifogo têm os colchões de espuma ? não sabem
- Os colchões de molas A e B descritos no catálogo como exactamente iguais em termos de materiais de construção e estrutura têm graus de firmeza diferentes porquê? não sabem


Eu podia continuar por aí fora... mas a moral da história parece ser que estes suecos com as suas almondêgas minúsculas e sensaboronas não gostam de nós, os portugas.

Claro que eu nunca monto móveis IKEA como eles sugerem e normalmente um móvel deles dá-me para fazer 2 ou 3 móveis diferentes, frequentemente misturando "restos" doutras cousas que encontro na garagem. As prateleiras que sobraram dos módulos que comprei vão já para fazer um "estricalobico" minimal, o que quer que isso seja! E vai incluir dezenas de caixas para pôr CDs do continente que eu lá tenho.
Recentemente descobri que não sou a única pessoa a sofrer destes achaques e que existe um site dedicado aos IKEA Hackers.
Só tenho pena é que estes tipos não vendam prateleiras extra para os módulos que comprei. Pelo menos em PT..será que noutros países vendem??



10.25.2007

meanwhile in another planet


Aerogel


mapa geológico da lua


Será do IKEA?


Pois, são chineses....



Experiências da Nasa na ausência de Gravidade



um Fluído não Newtoniano



10.18.2007

Pontas soltas II


  • O inqualificável James Watson que ganhou um Nobel graças a resultados roubados à malograda Rosalind Franklin sempre foi conhecido por tiradas racistas e machistas. Recentemente afirmou que a estupidez e a homosexualidade eram doenças que se podiam eliminar com manipulação genética. Esta semana voltou à carga numa entrevista ao Times onde afirma que as pessoas negras são intrinsecamente menos inteligentes que as brancas.
    Elementar meu caro Watson, para eliminar pessoas como você nem é preciso manipulação genética um tiro no meio dos olhos de preferência dado por uma mulher negra lésbica e de baixo QI basta!
    O Alex no neatorama diz que o sr. é a cara chapada do Mr. Burns dos Simpsons. Mas o Mr. Burns foi inspirado no magnata norueguês Fred. Olsen com quem é fisionomicamente muito parecido. Eu acho é que o Watson vê os Simpsons e se está a transformar no Burns!
    Como cientista devia saber que para dizer coisas destas é preciso apresentar provas irrefutáveis. Como figura pública devia pensar que há coisas que não pode dizer mesmo que as pense.
  • O Booker foi para Anne Enright com "the gathering", que ainda este mês escreveu uma pérola sobre ódios de estimação no London review of books. O livro é sobre.... a vida! (ok é sobre memórias partilhadas numa familia disfuncional e por baixo do verniz há madeira podre...). O livro votado por unanimidade no juri cilindrou as obras do McEwan (já ganhaste uma vez pá) e do Jones (Dickens cheira a mofo pá).
  • Campanha "PobrezaZero" de uma PobrezaInfinita. Esta campanha do dia de ontem que consistiu em chamar a atenção para a pobreza reuniu milhares de pessoas a fazer coisas absurdas. Oh, meus amigos a pobreza não precisa que vocês se levantem precisa é que lhes matemos a fome! Ide ao Multibanco e doai, Ide ao pobre do fundo da rua e doai, Entraí de rompante num orfanato e adoptai um pirralho!


Pontas soltas

  • Acabou-se-lhes a pica - Parece que a blogosfera portuguesa está cada vez mais pobre. Os blogs interessantes têm acabado e não têm sido substituídos por outros novos.
    Só na minha curta lista de links há vários defuntos : Esplanar, QuaseEmPortuguês(em hibernação), Substrato, Seta despedida, Triciclo Feliz e o Céu...(rarefacção de posts), Fisicos Lx, La recherche, ponto triplo, etc... E é com pena que verifico que alguns não estão só defuntos como já se desfizeram em pó. O blog do Samuel Jerónimo era um excelente blog sobre música e agora nem os arquivos ficaram. É um link morto.
    O pior é que os bloguistas atacados de modorra e tédio creativo raramente voltam. Além disso os blogues não permitem a operação de trespasse nem a de venda. Eu pessoalmente não me importo de frequentar uma tasca onde antes havia uma loja de discos. Mas nos blogues não funciona assim, os blogues são como as plantas perenes dois ou três anos e adeus definitivo.

  • Ao contrário dos bons blogs, que quando acabam deixam legiões de inconsoláveis fãs, as séries de culto americanas têm o pendor de se tornarem invariavelmente uma pessegada lamechas lá pela 3ª série. Aconteceu-me com os "6 feet under", a "grey´s anatomy", "os sopranos", as "desperate housewifes" e agora com o "weeds". O problema parece ser a multiplicidade de argumentistas usados nestas séries. A cada novo episódio o novo argumentista faz mais ou menos tábua rasa do que se passou para trás e inventa novas e retorcidas situações e casos amorosos com as personagens. Ao ponto de quando chegamos à 3ª série já toda a gente ter ido para a cama com toda a gente e irem a caminho de uma 2ª volta de quecas por falta de mais personagens. Na vida real a maior parte das pessoas tem falta de tempo, de charme ou de paciência para se comportar como uma lebre com cio.
    Nestas séries sensivelmente a cada minuto ocorre um crime grave ou morre alguém. Passado 10 minutos as restantes personagens comportam-se como se nada tivesse acontecido. A memória e a dor duram milisegundos. Às vezes penso que se a realidade fosse assim volátil eramos todos muito mais felizes!

  • Correu montes de tinta e muitos teclados foram martelados sobre O IPCC e Mr. Gore. Um Nobel da paz para uma questão ambiental? Pois parece-me bem porque a dita questão ambiental tem fortes implicações económicas e sociais. É consensual e incontornável que importantes problemas ambientais como a desertificação e a escassez de água ou de outros recursos causam conflitos e guerras.
    O IPCC (Painel intergovernamental sobre mudanças climáticas) existe desde 1988 e agrupa dezenas de especialistas mundiais com o objectivo de fornecer informações técnicas rigorosas sobre alterações climáticas. A atribuição do prémio Nobel da paz ao IPCC parece justa.
    O Sr. Gore é um individuo de boas familias cuja única ocupação conhecida até recentemente era a política. Tendo iniciado uma travessia do deserto após ter perdido umas eleições presidenciais no inicio da década e não tendo qualquer hipótese de ser candidato agora pois não consegue competir com Hillary ou Obama, agarrou-se desesperadamente a uma tábua de salvação, abraçar uma causa com forte impacto junto do público- o ambiente. Esta campanha de promoção multimilionária do sr. Gore teve o seu auge no muito divulgado e óscarizado documentário "uma verdade inconveniente" pago e apresentado pelo próprio. Infelizmente o filme é controverso e vários peritos apontaram erros científicos no seu contéudo. Várias escolas recusaram a oferta de DVDs do filme devido a esses erros. Veio também a lume que o estilo de vida do Sr. Gore é discordante do que ele defende como cavalos de batalha ambientais- vive numa mansão com gastos astronómicos de electricidade e desloca-se de avião para todo o lado. O comité Nobel ao atribuir a este sr. o Nobel da paz diz que foi por "...esforços para disseminar conhecimento sobre alterações climáticas..." seria mais acertado dizer que foi por: esforços por levantar controvérsia em torno de ...- Se bem que eu ache que a palavra esforços nem lá devia estar...

  • Lentamente a indústria da música começa a ir pelo caminho certo. Custou mas lá começam a perceber que o lucro a partir de agora só pode vir de merchandising e concertos, a música tem de ser de borla ou quase e estar disponível para download. Ninguém sabe as reais consequências disto, mas uma coisa é certa Nunca mais será como dantes!
    Os Radiohead deram o primeiro passo e vendem o novo album no seu site. O preço é o que o comprador quiser, inclusivé pode ser 0.0 €. Mas desengane-se quem julga que quem lá compra o faz por zero. O preço médio até agora foi 5.6 €. O tamanho da amostra é 1.2 milhões (nr de downloads do albúm) portanto claramente significativa. A lei da oferta e da procura no seu melhor, sem necessidade de um complexo plano de marketing: Q-Quanto é que o consumidor está disposto a pagar por um album? R:- entre 5 e 6 €!
    Não tenho dúvidas nenhumas que se os CDs na FNAC custassem 5 € eu gastava muito mais dinheiro por ano em música. Sempre que vejo aquele 17 e aquele 21 nas caixas até me encolho. A maior parte das vezes não compro mesmo.

10.12.2007

Cheios de Pica

A Pica é encarada como uma coisa normal em crianças pequenas e grávidas, mas em adultos pode ser muito grave.
Da próxima vez que lhe der a Pica sente-se e espere que passe.

A Pica é uma desordem alimentar em que a pessoa sente um desejo irresistivel de comer coisas estranhas e passa à acção. Infelizmente os tipos de Picas mais comuns são por coisas pouco ou nada nutritivas como giz, carvão, terra e pó, papel, fezes...
Especialmente patológica é a Pica por poeira existente em estores venezianos (aquelas ripinhas indiscritíveis que existem no seu escritório. Nunca viu nenhum colega a lambê-las?). É veridico que se trata de uma das formas mais comuns de Pica.
Os perigos da Pica são vários, desde a ingestão de coisas não nutritivas passando pela ingestão de coisas perfurantes até ao envenenamento puro e simples.


Este post explica a origem da expressão estar cheio de pica para fazer algo (por analogia com doentes que padecem de Pica, o significado é o de sentir um desejo incontrolável para fazer algo). A palavra Pica vem do latim e é o nome de um pássaro- a pega rabuda (em latim Pica pica) -conhecido por comer tudo e mais alguma coisa. É provável que o verbo picar em português também provenha daqui, não sei.

Quanto às razões biológicas que provocam a Pica, apesar da pouca investigação existente em torno desta doença, parece consensual que tal como as grávidas que também sentem uma Pica moderada estes doentes apresentam uma deficiência em ferro no sangue, i.e. são anémicos, independentemente de poderem ou não ter outros problemas do foro comportamental ou mental.

A Pica também foi observada em cães. Portanto se o seu fiel amigo roí insistentemente chinelos e come o jornal em vez de lho trazer leve-o a fazer umas análises- o bicho tem Pica!


Um artigo científico sobre a Pica.

Labels:

Crenças

Convenhamos que cantar a plenos pulmões no átrio do colégio de freiras, ao final da tarde quando se vai buscar as criançinhas, já não é uma coisa muito esperta, sobretudo se pensarmos que o átrio conta com várias religiosas abancadas, uns santinhos e aquele sr. pendurado numa cruz.
Mas se a canção for "Satan lend me a dollar" dos Hill of Beans então o caldo está entornado.
A minha cara metade às vezes merece cá umas lambadas!


Satan, Satan lend me Dollar
Satan, Satan lend me Dollar, Now!

I have no money to pay my rent
All my money has been spent
I pray to God I get no reply
Satan please hear my cry:

Satan, Satan lend me a dollar
Satan, Satan lend me a dollar now!

nota: lembrar-me de não ir a ouvir isto no carro dentro do recinto do colégio com o vidro aberto.

10.11.2007

Nobel Mexican Standoff


Sergio Leone famous mexican standoff revisited with Philip Roth, Amos Oz and Doris Lessing. Of course Lessing plays the Good!

Gossip is out that some of the Nobel jury members strongly disagreed with the decision. Oh well, you can´t always award the prize just for political reasons (as last year's Pamuk and 2000 Xingjian). And I do not quite remember when was the last time the Nobel was awarded to someone that just wrote excellent books, no strings attached.

Amazingly, Lessing condenses all the reasons literature Nobel prizes have been awarded recently: She may die soon (Like Pinter), she is/was a communist (Like Saramago, Jelinek and Fo), she is/was a feminist (Like Morrison), she lived in different parts of the globe (namely Iran and Zimbabwe. So she´s a global author like Coetzee and Naipaul) and is/was an activist (Like Gordimer), she also has a comprehensive record of good quality publications (mandatory for any serious candidate, something Pynchon unfortunately lacks clearly).

Ironically Lessing received the news 2nd hand , as she was "out shopping" when the announcement was made.

Runners up like Oz, Roth, Updike, Kadare, McEwan, DeLillo, Murakami and Rushdie are either not enough of an activist or not old enough to win, although Roth and Murakami already have a Kafka prize (many Nobel laureates were beforehand awarded a Kafka).

Labels:

Nós


Nós para marinheiros, alpinistas, pescadores, escuteiros, donas de casa, amantes de bondage e meros curiosos. Com instruções e animação video detalhada para cada um deles. Cortesia do Grog.


Labels:

10.09.2007

Nobel

duplo embrião de rato transgénico (1º prémio de microfotografia Nikon 2007)


Medicina e fisiologia: Knockout mouses e homologous recombination

Martin Evans (UK), univ de Cardiff
Mario Capecchi (Itália, naturalizado EUA), univ. do Utah
Oliver Smithies (UK, naturalizado EUA) - univ. Carolina do Norte

Pelo seu contributo para o conhecimento e tratamento de doenças humanas.
O primeiro por ter desenvolvido uma técnica que permite retirar células de embriões de ratos e fazê-las crescer em laboratório. Os dois últimos por desenvolverem uma técnica que permite manipular geneticamente essas células estaminais de ratos no laboratório e voltar a colocá-las nas cobaias.
Informação oficial do comité Nobel aqui.


Entretanto as apostas no ladbrokes (que costumam acertar) para alguns dos outros Nobel são:

Literatura:
Philip Roth 5/1; Claudio Magris 6/1; Les Murray 6/1; Thomas Transtromer 7/1;...
Espero que o Roth ganhe, Só ele consegue falar de judeus, envelhecer e doenças em todos os livros sem chatear. Triste é ver que nuns 50 favoritos só 4 ou 5 são mulheres.

Economia:
lista completa aqui. Cerca de 10% são mulheres.

Labels:

10.04.2007

Bundle wrapping


Um dos métodos mais eficazes para arrumar roupa numa mala. Comprovado matematicamente que permite optimizar o espaço ocupado pela roupa (minimizando-o) e que o número de vincos e "amassadelas" sofridas pela roupa é minimo.

Eu uso uma variante do bundle wrapping desenvolvida independentemente por mim que consiste em pendurar 2 camisas por cabide e não retirar o cabide das camisas, dobrando-as de seguida como se mostra na figura. Pelo meio podem ir umas calças/saia também incluindo o cabide mas em posição paralela à das camisas, sobrepondo o cabide das calças ao das camisas.
A vantagem do meu método sobre o do desenho é que uma vez chegados ao hotel, agarramos na ponta dos cabides, a roupa desdobra-se suavemente e nós penduramo-la no roupeiro sem pensar mais no assunto. Na mala fica então à mão de semear toda a tralha que estava debaixo das camisas e calças e que nem me dou ao trabalho de tirar da mala: meias, roupa interior, cinto, cachecol/lenço e às vezes um saco com sapatos.
Em 30 segundos desfez-se a mala.Na versão masculina as camisas podem levar gravatas já penduradas com ou sem nó. 2 bundles com 4 camisas e 2 calças costumam dar para 1 semana de trabalho fora se voltarmos na sexta.

Labels:

10.02.2007

livros digitalizados



Uns doces cortesia da biblioteca do congresso norte americana, podem ser lidos online ou pode fazer-se download. Mais de 50 titulos históricos de literatura infantil.

Labels:

10.01.2007

Nano Aldrabice ou avanço científico?

O preservativo (feminino) líquido chinês da foto acima é apresentado com o nome "nanometer-silver cryptomorphic condom"- NCC. Supostamente contém Nanopartículas de Prata.
A empresa que o fabrica diz que este liquido anti-séptico é capaz de formar uma barreira eficaz dentro da vagina contra todas as doenças sexualmente transmissíveis, previne a gravidez e é ainda um lubrificante.
Porque será que empresa que é em parte canadiana não vende este produto no Canadá e só o vende no mercado chinês??

Afinal o que pode haver de inovador neste produto? Já existem antisépticos vaginais com função lubrificante há muito tempo, o que ainda não havia até agora era um que também evitasse a gravidez. O facto de um liquído poder evitar a gravidez não me parece nada de especial. Basta matar os espermatozoídes ou os óvulos ou ambos...
Quanto ao uso de nanopartículas de Prata para esse fim, acho muito duvidoso, se fosse cobre talvez eu até acreditasse. Primeiro porque à prata não é reconhecida até à data nenhuma capacidade de evitar a gravidez. Por outro lado o cobre sempre foi usado em DIU´s porque é um reconhecido espermicida.
E será mesmo preciso serem nanoparticulas ou basta serem particulas com um tamanho maior? O uso de nanodimensões num produto destes parece claramente um desperdicio ou mera manobra de marketing.

Quanto à possibilidade de haver mesmo nanopartículas de prata neste produto e dos perigos que daí possam advir leia-se isto. É que pelo menos desde que existem minas de carvão e amianto que se sabe que materiais finamente divididos, basta serem milimétricos não é preciso descermos aos nano, são extremamente perigosos dentro do corpo humano.
A prata é utilizada em muitas pomadas para queimaduras pelas suas propriedades cicatrizantes e embora não seja tóxica na forma metálica tem vários sais que são suspeitos de carcinogenicidade. Mas convenhamos que untar a pele com uma pomada é uma coisa e meter prata numa vagina é outra!
A acumulação da prata em tecidos causa argiria, uma doença que deixa a pessoa azul. O senador americano Stan Jones (ver foto) teve esse problema depois de fazer um tratamento com prata. Stan Jones got the Blues!
Há sempre a possibilidade de usarmos intensivamente o NCC e passarmos a ter uma castiça vagina azul ou um lindo pénis indigo!

Para o consumidor, os maiores problemas deste tipo de produtos que usam nanoparticulas são mesmo a falta de legislação. Há um vazio legal por se tratar de um produto fruto de descobertas cientificas recentes. Desta forma não existe nenhuma entidade que regulamente, fiscalize ou se certifique que o produto é seguro. Nos países de 1º mundo, as entidades reguladoras optam normalmente por não deixar que este tipo de produtos entrem no mercado sem um complicado processo de testes, mas em países como a China isso não acontece. Estes produtos são testados em mercados como o mercado chinês pelas multinacionais com a certeza de que se forem perigosos ou ineficazes não haverá consequências maiores para o fabricante. O lucro é muito mais importante que a ética.


Labels: ,

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------