4.28.2005

Blog com música

Música Anos 80 e 90

nanopop

Este post é um desafio! Um desafio aos vossos conhecimentos de música pop e rock dos anos 80 e 90.
Há tempos chegou-me às mãos um ficheiro Excel com uns fabulosos bonecos e um bocado de programação em VB em cima. Não sei quem é o autor mas os bonecos representam bandas ou músicos que estiveram na berra ou ainda estão. O objectivo é identificar todos os bonecos na linha amarela por baixo das figuras. Cuidado com a ortografia porque não são admitidos erros. Alguns adivinham-se de caras, outros nem por isso estão parecidos. Mas são todos bem conhecidos, não há bandas obscuras.
Demorei umas semanas a adivinhar 99%. Ainda me falta uma banda. Para alguns precisei de ajuda de pessoas uma geração mais jovens do que eu. Aqui deixo o file para download. Se precisarem de ajuda digam.



Labels:

4.27.2005

Anagramas


O servidor de anagramas da internet permite gerar todos os anagramas possíveis a partir de um conjunto de letras. E permite fazê-lo em várias linguas incluindo latim.

Eis alguns exemplos interessantes de anagramas em várias linguas a partir de nomes de pessoas:

  • Joseph Ratzinger: TZAR NIGER JOSEPH; NAZIS JORGE PERTH; HARPIST JORGE ZEN; JEANS ZEROTH GRIP; GREAT PRIZES JOHN.

  • José Socrates: ASS ESCORT JOE; CORAJES TESOS; SOJAS ERECTOS.

  • Paulo Portas: PAULO PASTOR; Popular oats; TARAS POOL UP; TOLA URSA POP.

  • Durao Barroso: RABO ARDOR USO; RABO ROSA DURO; DURA ROSA OBRO.

  • Santana Lopes: Seasonal pant; Peasant salon; sonatas Nepal (certamente do Chopin).

  • Alberto João Jardim: MADEIRA ORAL JOB JOT; LABIA MAJOR ODOR JET.

  • Albert Einstein : ISRAELI BENNETT; ALIEN TENEBRIST; ETERNAL STIBINE.

O que só prova que cada um tem o nome que merece.

Labels:

4.22.2005

Gravidade Zero

nasa

A vida para os astronautas é mais díficil do que parece. Tudo o que é trivial na terra torna-se complicado na ausência de gravidade. Beber água, urinar ou escrever num papel torna-se num quebra-cabeças no espaço. Por isso a NASA passa a vida a testar coisas estranhas e soluções criativas.


Numa série de testes em baixa gravidade rebentaram-se balões cheios de líquido com agulhas. O sonho de qualquer petiz!
De seguida ainda se dedicaram a soprar ar por uma palhinha para a "bola" de líquido flutuante que resultou do balão vazado. Os filmes estão disponíveis para visionamento e são espectaculares.

Labels:

4.21.2005

Livros: Referências no Jazz

Hoje aproveitei para incluir mais alguns livros de referência na badana da direita do blog. São ambos sobre jazz.

. História do Jazz em versão ilustrada, de
Ken Burns:

JazzA versão ilustrada desta história do Jazz nasceu como um companion book para a série de TV da BBC feita por Burns, que já passou por cá e agora já existe em DVD. É um livro com cerca de 500 páginas e um formato maior que A4. Excelente qualidade de papel e impressão e com fotografias muito boas, muitas delas inéditas. O livro está organizado cronologicamente desde os primórdios da história do Jazz em Nova Orleães, até um presente recente. Só cobre o Jazz Norte-americano, aliás o livro tem como subtítulo uma história da música americana, por isso não esperem encontrar nada sobre a cena do jazz europeu. A grande lacuna do livro é a fraca cobertura após os anos 60, com grandes nomes a aparecerem apenas em 2 linhas e destaques longos para músicos que não tiveram assim tanta importância. Mesmo assim um livro fundamental para quem goste ou queira aprender algo sobre Jazz e o contexto histórico deste tipo de música. Jazz:an illustrated history; Ken Burns, G.C. Ward.

. O Guia Penguin do Jazz:

JazzÉ um guia de compras da editora Penguin e já vai na sua 7ª edição (2004). Organizado por ordem alfabética de nomes de músicos lista todas (ou quase) as edições de música jazz existentes no mercado. A esta listagem acrescenta uma crítica aos discos feita por profissionais e uma nota bibliográfica a cada músico. Todos os anos é actualizado. As críticas são mesmo informativas e permitem ajudar qualquer pessoa com poucos conhecimentos de jazz a escolher e comprar um bom disco. Nas entrelinhas, bem encapotado, sobresai às vezes o humor corrosivo dos autores - como nas entradas da Diana Krall. O único disco português que lá vi até à data é Nocturno do B. Sassetti, bem cotado com 4*. Um livro de referência indispensável. De referir que existe sempre um exemplar nas FNACs portuguesas para consulta (nas frnacesas não há). Basta pedir ao funcionário do jazz. The penguin guide to jazz on CD.

Labels:

4.20.2005

Aprender geografia

mapa europa

Divirta-se aprendendo geografia com os jogos desta página. Arraste os países para o seu local correspondente no mapa ou assinale as capitais.
O mais díficil que experimentei foi o das capitais africanas em que só acertei 60%.

Labels:

4.19.2005

2005: O Ano da Física e de Einstein

lightspeed einstein

Comemora-se em 2005 o ano da física que nalguns países toma o nome de ano de Einstein em honra ao grande físico do séc. XX. Em 2005 comemoram-se também 100 anos sobre a publicação dos 3 trabalhos científicos mais importantes de Einstein, que revolucionaram a física.

Links sobre Einstein:


EinsteinMuito interessante é a simulação da Universidade de Tübingen que mostra um pequeno filme em que se viaja pelas ruas de uma cidade a uma velocidade próxima da da luz. Quando nos movemos a esta velocidade os objectos deixam de ser percepcionados "normalmente" ficando distorcidos. Todas as explicações sobre a simulação estão na página.



Labels:

4.18.2005

Arte: Van Gogh



van gogh



van gogh Mais um dos meus favoritos. Deste toda a gente gosta ou talvez não. Durante muitos anos não achei grande piada aos quadros do Van Gogh. Até ver um ao vivo!
É que não há qualquer impressão em papel, em livro ou revista que possa fazer juz às pinturas de Van Gogh. Às impressões em papel falta-lhes textura, falta-lhes o relevo que aqueles camadões de tinta têm, falta-lhes brilho, falta-lhes tudo. Depois de ver o primeiro quadro dele ao vivo fiquei fã incondicional.

Para ver Van Goghs os sitios a visitar são o museu Van Gogh, o Museu Stedelijk, o Rijksmuseum e o museu Kröller-Müller, todos na terra natal do pintor - a Holanda. Estes são os que têm a maior parte da obra do pintor e os quadros mais importantes.
Fora da Holanda, dentro da Europa: Em Inglaterra visite-se: The Courtauld Institute of Art e a National Gallery. Em Espanha: o Thyssen Bornemisza. Em França: O museu d'Orsay.

Nos EUA: o MoMA tem o The Starry Night (Noite Estrelada) que está neste post e mais alguns menores; Na califórnia há vários museus com alguns (poucos) quadros dele: The UCLA/Armand Hammer Museum of Art and Cultural Centre (4 quadros), The J. Paul Getty Museum (2 obras; é preciso marcar a visita com antecedência pelo telefone), The Norton Simon Museum of Art (6 obras), The Los Angeles County Museum of Art (2 obras).
Alguém me disse que no Japão, onde eu infelizmente nunca fui, também existem vários museus com Van Goghs. Os bilhetes devem ter um preço proibitivo. A mesma pessoa disse-me que um melão no mercado custa à volta de 100 Euros.

Labels:

4.15.2005

Livro Mistela

Acabei de ler este livro.

A trama mete crimes, assassinos, histórias de amor, encarnações, ecologia, jornalismo de investigação, clones escravizados como subespécie humana num futuro próximo, aventuras no mar, músicos famosos, empresas sem escrúpulos, energia nuclear, envenenadores, espionagem industrial, artes marciais, escândalos económicos e atentados à bomba. Não deve haver quase nada que não esteja incluído nesta obra!
A construção temporal e espacial é toda elaborada e tortuosa.

O autor escreveu esta “salada” para ver se ganhava o Booker. Apesar do hype em torno do livro na imprensa, não ganhou o prémio. Ainda bem e ainda mal para mim que comprei está xaropada. Não recomendo.

Labels:

Reciclagem Publicitária




Os exemplos de publicitários que recorrem à "reciclagem" para produzir anúncios são afinal mais numerosos que o que eu pensava.

O Carlos da Cidade Surpreendente (um blog com fotos da cidade do Porto que só podem ser tiradas por quem ama a cidade onde vive) referiu um site francês que está cheio de exemplos. Tomei a liberdade de tirar de lá alguns.
Nos três anúncios dos pés, dois deles foram usados para publicitar sapatos de marcas concorrentes no mesmo segmento de mercado.

Espantoso é como é que não existem mais processos em tribunal.



4.14.2005

Software Científico


Modelação da circulação sanguínea numa secção da aorta usando o FEMLAB

Abaixo vários links para software científico ou utilizado por cientistas, investigadores e técnicos especializados.
Agradeço informações sobre software adicional.
  • Corina - Modelos moleculares 3D.
  • ChemFrontier- Modelos moleculares 2D e 3D.
  • Clide- Reconhecimento OCR de fórmulas e estruturas químicas ( dá muito jeito).
  • Cliff- É basicamente um conversor de formatos de ficheiros para químicos.
  • OpenBabel- Outro conversor de formatos de ficheiros para químicos e bioquímicos.
  • Igor Pro- Análise e manuseamento de dados.
  • Mathematica - Análise e manuseamento de dados.
  • Maple- Análise e manuseamento de dados.
  • MatLab - Análise e manuseamento de dados.
  • Origin - Análise e manuseamento de dados.
  • CoPlot -Análise e manuseamento de dados (este nunca usei).
  • DataFit- Análise e manuseamento de dados, sobretudo ajustes não lineares.
  • DynaFit- Ajustes para cinética.
  • FEMLAB- Análise, modelação e manuseamento de dados para físicos (o único que conheço).
  • FlexPDE- modelação com elementos finitos para física, engenharia mecânica e química. Barato e com versão light de borla.
  • software da biosolveit- Várias ferramentas para estruturas. Bioquímica e genética.
  • Minitab - Tratamento estatístico.
  • Miner 3d- Análise e manuseamento de dados. Visualização de estruturas.
  • PLS_Toolbox - Pacote para usar com o matlab. Análise de dados.
  • Statistica - Tratamento estatístico.

Análise de deformações numa barra furada sob tensão com o FlexPDE


Labels: ,

4.13.2005

Arte: Frolic in New York

banksys1

banksys1



Os britânicos têm provavelmente o melhor humor do mundo.

O Sr. Banksy, um artista plástico britânico decidiu entrar nos principais museus nova-iorquinos com uma obra sua debaixo do braço bem embrulhadinha. Calmamente colocou-as na parede, com direito a placa com título e nome do autor e tudo. Ainda levou um amigo que fotografou tudo incluindo visitantes a olhar com atenção para os quadros! Aí o vemos nas imagens acima disfarçado com uma gabardina, um chapéu e uma barba postiça a pôr um quadro no Broolkyn museum.

Os alvos escolhidos foram o Brooklyn Museum, o MoMA, o Met e o museu de história natural.
No Met descobriram num instante o embuste, já no MoMA demoraram 3 dias a dar por isso e nos outros dois até à data não deram por nada!

Comentário do Sr. Banksy : "- As minhas obras têm qualidade suficiente para lá estar. Por isso não vejo porque não. "

As obras colocadas na parede são no mínimo hilariantes. Vejamos o que Banksy colocou nos museus:

  • MoMA: Uma lata de sopa à la Warhol mas da Tesco.
  • Brooklyn: um belo quadro a óleo de um jovem nobre ao melhor estilo clássico não fosse o mancebo segurar uma lata de spray e ter vários graffitits de fundo.
  • Met: mais um belo quadro a óleo de uma donzela ao melhor estilo clássico não fosse a donzela usar uma máscara anti-gás.
  • História Natural: Um escaravelho (nativo dos EUA!) com mísseis agarrados às asas da espécie With us or against us.




banksys

banksys

banksys

Labels:

4.12.2005

O Feliz e o Contente



EDP feliz

Já há uns tempos que me parecia que conhecia aquele símbolo de qualquer lado...

O novo logótipo do grupo EDP assemelha-se demasiado ao logótipo da empresa metalomecânica - O Feliz - sedeada na cidade de Braga. Dizer assemelha-se é pouco, senão vejamos as figuras acima:
As cores são as mesmas e estão no mesmo sítio: vermelho de fundo e branco nas linhas. O quadrado branco é o mesmo, o sorriso estilizado é o mesmo.
As únicas diferenças são um arredondar das linhas e um sorriso mais à banda no da EDP. A outra diferença é que a serralharia O Feliz tem aquele logótipo há 9 anos e está registado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (com o registo nº 11842). E também que o designer do logótipo da serralharia - Paulo Cabral- não é o mesmo que desenhou o da EDP.

Feliz não estará o Sr. Feliz proprietário da empresa O Feliz, que por sinal até é fornecedora da EDP. Felizes não estarão os srs da EDP a braços com um processo por plágio. Mas contente está quem encheu os bolsos com pouco trabalho. Para a próxima sugere-se que copie um logótipo de uma empresa local dos antípodas a ver se não dá bronca!




Segurança infantil em Carros


Na sequência do meu último post sobre este assunto.

Volvo

A Volvo tem um folheto de qualidade razoável sobre segurança infantil em carros. Encontra-se na net disponível em inglês e em formato pdf. Com alguma propaganda à mistura (altruístas mas não muito) contém informações úteis, dados estatísticos e uma pequena bibliografia no final (em parte escrita em sueco infelizmente).







Labels:

4.11.2005

2 curtas: _GRAU e RYAN

ryan grau


2 curtas metragens excelentes e disponíveis para visionamento na net:

Ryan - Curta metragem canadiana animada que ganhou o óscar este ano, narra a história de um animador canadiano famoso nos anos 60, que caiu em desgraça. Animação 3D misturada com imagem real.

_Grau - Teve o prémio honorário do juri da bienal do filme de arte de 2004. Filme experimental totalmente abstracto, mostra uma série de imagens orgânicas baseadas nas memórias do autor de um acidente de carro. Na página do autor podem ver-se mais algumas obras dele. A parte científica do filme é explicada em Motion Theory.

4.08.2005

PARABÉNS

Espaço para um pequeno interregno pessoal neste blog.

lula


Parabéns Lula no teu aniversário nº 1

4.07.2005

Energia Nuclear e Arte

nuclear nuclear nuclear

Os Suiços divertem-se!

Na central nuclear de Gösgen, uma das cinco em actividade no país, que produz 15% da energia consumida na federação helvética e funciona desde 1979, com alguns upgrades pelo caminho, decidiram organizar um evento artístico. Nada mais nada menos que instalações com luz da autoria de Gerry Hofstetter. Os resultados podem ver-se nas imagens.

De referir que as centrais nucleares suiças podem ser visitadas por quem assim o desejar, basta marcar pelo telefone ou pela net - candidatos a terrorista inscrevam-se já.

Os sites linkados estão em alemão! Para visualizar as imagens seguintes carregue em Weiter.

nuclear nuclear nuclear

Labels: ,

4.06.2005

O Corpo Humano

Brilhante, a reportagem fotográfica disponível no ElMundo com imagens do interior do corpo humano:

EMBRIO


EMBRIÃO
- três dias depois da fecundação já dividido em 8 células (Mórula). Ainda se encontra na trompa de falópio estando, só se implantará mais tarde na parede uterina.



redcell
Glóbulos vermelhos





PLAQUETAS
- ajudam a reparar as paredes dos vasos sanguíneos e transportam a serotonina que serve para contrair os vasos sanguíneos.






Labels:

4.05.2005

Peter Lax e o Expresso


Peter Lax
T
razia o jornal Expresso este sábado um artigo sobre Peter Lax e o Prémio Abel. E que fotografia de Lax acompanhava o artigo? A mesma que figura no post do Figmento a falar sobre o assunto.



Esta foto de Lax não foi que eu saiba a distribuída à imprensa. Trata-se de uma foto tirada durante uma conferência onde Lax esteve. Também não me recordo de ter visto Nuno Crato, que assina o artigo sobre Lax no Expresso, nessa conferência. Concluíndo, será possível que o Expresso ande a ler o Figmento e a levar coisas cá de casa?? Ao menos obrigado, não! Ou veio doutro sítio??


Labels:

Cadeiras Auto de Bebé e Criança


A utilização de cadeiras auto para crianças passou a ser obrigatória de acordo com o novo código de estrada (já não era sem tempo). Este dispositivo de retenção tem agora de ser utilizado desde o nascimento até à pré-adolescência.

Mas dada a panóplia de artigos disponíveis nas lojas como saber o que comprar?

Algumas publicações portuguesas ditas especializadas- revista da DECO e revista do ACP- dão-lhe algumas achegas. Mas estas publicações só estão disponíveis para subscritores e diga-se de passagem os artigos sobre este assunto que nelas aparecem deixam muito a desejar.Verdade seja dita o que nelas surge não passa de um resumo e uma tradução mal amanhados dos resultados dos crash-tests feitos pela ÖAMTC- o ACP austríaco. Ora ocorre que o ÖAMTC tem essa informação disponível de borla na Internet e todos os anos a actualiza. Em cada ano faz testes aos novos modelos de cadeirinhas que saiem e disponibiliza a informação no seu site. Para ver os resultados para cada ano basta alterar ligeiramente o endereço; por exemplo: 2003. Para 2005 ainda não há resultados.
O único senão é o facto de estar tudo em alemão. Nada que não se resolva com o tradutor automático do Altavista - o babelfish ou com o tradutor Alemão-Inglês da universidade de Munique - O LEO.

Não querendo fazer propaganda quero referir que há uma marca -Britax- que faz crash-tests aos seus produtos e que disponibiliza filmes dos ditos testes na net. Esta marca é vendida em Portugal com o nome Römer.
Também existem sites de leilões (1,2) onde se podem comprar cadeiras em segunda mão e ainda existe em Portugal uma cadeia de lojas que vende este tipo de produtos em segunda mão (pode sair mais em conta, mas atenção há que inspecionar bem o estado da cadeira).

Decidi escrever este post porque há uns anos quando precisei de comprar cadeiras auto para bebés não encontrei nenhuma informação em português na net. O ciberespaço português prefere ocupar-se de política, futebol, sexo e pequenos nadas.


Labels:

4.04.2005

Mulheres e Discriminação III

Um relatório da CE sobre as diferenças entre sexos, já deste ano, mostra mais algumas realidades:



Que as mulheres em lugares de chefia andam em média pelos 30% contra 70% de homens.





Que as mulheres em lugares de chefia de topo andam em média pelos 10% contra 90% de homens.



Que as mulheres em lugares de topo na carreira académica andam em média pelos 14% contra 86% de homens.





Que os homens são mais "empregáveis" que as mulheres. E que em muito países europeus essa tendência manteve-se ou até piorou entre 1998 e 2003.

Labels:

--------------------------------------------------------------The End------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------