Para Férias
Olhando para ela fiquei a saber que em Portugal quase 50% da população vive em casas/apartamentos novos ou quase novos. Metade das habitações portuguesas são de construção pós-1980. Mais ainda, de acordo com os dados anexos à figura a maior parte foi construida após 1995. E só 6% das habitações portuguesas data de antes de 1919, contra 20% em França e 15% na Alemanha. Considerando que estes 2 países tiveram uma boa parte das suas cidades destruídas durante as 2 grandes guerras e que Portugal não, é obra!
Folheio o resto do documento à procura de uma explicação:
GDP português- dos mais baixos da UE. Portanto não compramos casas novas porque somos ricos.
Crescimento populacional e população jovem em idade de comprar casa- Não difere muito dos restantes países. Só a Irlanda tem uma % de jovens elevadíssima.
Imigração- Não é relevante.
Condições de habitabilidade do parque imobiliário- iguais às dos outros países. Portanto também não compramos casas porque a anterior estava a cair aos bocados ou não tinha WC.
Nº de pessoas a viver em cada casa- Nada que se compare aos paises nórdicos onde as pessoas vivem sózinhas. Donde também não é por querermos sair da casa da familia que compramos casa.
Número de casas disponíveis/1000 Habitantes- acima da média europeia. Também não é porque termos escassez de casas....
Finalmente surgem alguns dados que fazem luz sobre a minha dúvida:
Casas Vazias em Portugal 10,8% do total de casas em Portugal.
Formulo também a hipótese de as casas em Portugal serem uma forma de investimento barato. Hipótese que não consigo provar: As estatisticas referentes ao "price index" omitem os resultados para Portugal. Assim fico sem saber se em média e ponderando o custo de vida sai mais caro ou mais barato aos portugueses comprar uma casa que aos nossos vizinhos europeus. Acabo por encontrar uma tabela com uma medida de endividamento: Mortgage debt/GDP . Quanto maior fôr este valor mais peso terá a divida contraída para comprar casa no orçamento doméstico. O valor 50 mostra que em Portugal custa mais a pagar uma casa que na generalidade dos países da UE. E que essa dificuldade aumentou de 1996 para 2002 (valor 28 na coluna central que mostra a variação Mortgage debt/GDP nesse periodo).
Labels: Biology
- Curriculum vitae e relatório das actividades desenvolvida.
-Fotocópia de documentos autênticos ou autenticados, comprovativos das habilitações académicas e profissionais;- Exemplares ou cópias de todas as publicações de que o candidato é autor ou co-autor referidas no curriculum vitae ou no relatório das actividades;
- Os candidatos pertencentes à Universidade de Lisboa ficam dispensados da apresentação dos documentos que alegarem constar e que constem do seu processo individual.As candidaturas deverão ser formalizadas mediante requerimento dirigido ao presidente do júri, vice-reitor da Universidade de Lisboa, entregue pessoalmente ou enviado pelo correio, sob registo com aviso de recepção, no prazo de abertura do concurso.
Contacto: Universidade de Lisboa - Reitoria, Alameda da Universidade, Cid. Universitária
1649-004 Lisboa
Telefone: +351 217 967 624, Fax: +351 217 933 624
E-mail: reitoria@reitoria.ul.pt, http://www.ul.pt
emprego 2 : concurso externo para recrutamento de um investigador auxiliar da carreira de investigação científica do quadro de pessoal do INSA (Instituto Nacional de Saúde dr. Ricardo Jorge), na área científica de doenças infecciosas.
consultar :D.R. - Aviso n.º 6597/2005(2.ª série)
prazo candidatura: 8/8/2005
Labels: Science
Labels: Science
Labels: Travel
Labels: Travel
Labels: Travel
Labels: Children
Labels: Children
Labels: Children